Edimburgo é uma cidade extremamente charmosa. Não é grande demais, tem uma linda paisagem, o pessoal é simpático, e é cercada de uma aura de mistério e histórias sobrenaturais cultivadas com gosto pelos escoceses. Passear pela famosa Royal Mile é programa obrigatório e deve ser aproveitado integralmente desde o Castelo de Edimburgo até o Palácio de Holyrood, incluindo as ruas transversais e “closes”.
Começando o passeio a partir do castelo, quem chega a Canongate, quase no final, encontra um muro formado por grandes painéis de concreto com esculturas e citações que chamam a atenção. Com um olhar já meio que hipnotizado pela paisagem dos prédios antigos, toma um choque de modernidade e dá uma acordada quando vê o do Parlamento da Escócia.
Inaugurado em 2004, com projeto do precocemente falecido arquiteto espanhol Enric Miralles, o Parlamento dá uma bela sacudida na paisagem, mostrando que apesar da toda a antiga tradição a Escócia e suas instituições não estão paradas no tempo.
Vistos de cima, cada um dos prédios que compõem o conjunto têm o formato de folha, sendo que os últimos têm no teto uma cobertura de grama que vai inclinando até se integrar ao parque que fica na parte de trás.
Quem visita a cidade em dias úteis tem a oportunidade de assistir as reuniões e debates na Câmara. A entrada é gratuita, mas a reserva precisa ser feita com antecedência. A visita guiada é muito interessante e merece ser feita. Se por fora o prédio é surpreendente, a parte de dentro emociona.
As áreas internas têm diferentes padrões geométricos. Ligando a entrada ao pátio central, não deixe de observar a impressionante galeria e sua abóbada em concreto com representações da bandeira escocesa. É fantástico. Uma grande decepção é não se visitar ao menos um dos gabinetes, pelo que vi em fotografias, são belíssimos.
Para completar o passeio, tome um chá com bolinhos no café e dê uma passada na loja de souvenires. Não perca a oportunidade de conhecer essa singular obra arquitetônica prestigiada e reconhecida, não só no país, mas no mundo inteiro.
O conjunto do Parlamento da Escócia não é imponente. É belo e convidativo, atraindo democraticamente o povo para entrar e tomar parte. O autor do projeto, que já se sabia doente, foi de uma dedicação mais que carinhosa e supervisionou pessoalmente as obras. No muro que dá para a Canongate, há em uma das placas de concreto o desenho de uma paisagem da cidade velha. O esboço foi feito por Enric Miralles inspirado na vista da janela do quarto em que se hospedava no Hotel Balmoral, em Princes Street.